imagem_2023-06-19_115544539.png
LONTRILHA CAVALO.png
CAMINHOS DO FARAO LOGO SITE.png
EQUITAÇÃO_edited.jpg

Você já imaginou visitar um lugar em que possa caminhar por trilhas na floresta, subir montanha com mais de 1.500 m de altitude, se refrescar em rios e córregos de água cristalina, praticar arco e flecha à moda medieval, cavalgar à luz da lua cheia, conhecer um engenho de farinha, conviver com comunidade tradicional e sentar numa pracinha típica daqueles antigos arrais rurais só para ver o tempo passar?

Pois esse local existe, tem o nome de Faraó e fica a 9,0 km do centro Cachoeiras de Macacu.

Conta a tradição oral da região que o nome teve origem num cachorro brabo de mesmo nome que pertencia a um antigo morador do local. À medida que o cachorro ia ficando conhecido por seu mau humor, as pessoas iam associando seu nome à localidade, que passou a se chamar Faraó.

Região cercada pela mata atlântica, rica em água e com solo apropriado, tem como principal atividade econômica a agricultura familiar, além de haras e criação de bovinos, sendo o principal produto a banana, cultivada há mais de cinquenta anos, predominantemente em encostas anteriormente desmatadas.

Destaque entre registros de tempos idos, é a presença de dois engenhos de farinha ainda ativos, onde se pode comprar a famosa “Farinha do Faraó”, produto típico e feito ainda artesanalmente.

E por falar em tradição e produtos artesanais, vale a pena conhecer a comunidade dos Hervanos, que durante muito tempo viveu isolada em trecho montanhoso, se comunicando através de um dialeto próprio e que ainda cultivam boa parte de seu próprio alimento, além de possuírem um grande talento para a confecção de produtos artesanais, como por exemplo cestas, utilizadas para piqueniques.

Por tudo o que foi dito e muito mais, o Roteiro Caminhos do Faraó oferece a oportunidade de viver experiências incríveis em meio ao ambiente natural, num lugar de tanta história e com um povo acolhedor.

PMCM MARROM.png
macatur MARROM.png