UM POUCO MAIS SOBRE NÓS

A Fundação Macatur de Cultura e Turismo foi criada em 19 de dezembro de 1994, através da Lei Municipal n° 977. Pessoa jurídica de Direito Público destinada a promover e incentivar o Turismo como fator de desenvolvimento econômico e social, bem como a divulgação, valorização e preservação do patrimônio cultural.

Os principais objetivos da Fundação Macatur são:

Desenvolver ações no sentido de divulgar os atrativos turísticos, planejar e fortalecer o desenvolvimento do Turismo no Município, da divulgação e promoção do patrimônio cultural, dar parecer técnico para instalação de empresas com finalidade turística, bem como a realização de eventos.

O Estatuto da Fundação Macatur foi aprovado através do Decreto n° 1.364, de 24 de novembro de 1995 e a Lei n° 1.428, de 21 de maio de 2002 fez algumas alterações na Lei n° 977/1994, incluindo nas finalidades da Macatur, entre outras coisas, a atuação no campo da memória histórica com objetivo de reunir, classificar e conservar arquivos de pessoas físicas e jurídicas, além de estimular, promover e divulgar estudos e pesquisas relacionadas com a história do Brasil. Incluiu também que a Fundação poderá prestar, quando solicitada, assistência técnica a organizações públicas e privadas, objetivando coadjuva-las para busca de eficiência, produtividade e qualidade de serviços.

A Lei n° 1.741 de 26 de dezembro de 2008 dispõe sobre a Fundação Macatur e dá outras providências, destacando sua autonomia administrativa, financeira e patrimonial, destinando-a a apoiar, promover e incentivar o Poder Público no desenvolvimento de suas atividades, bem como atuar na área de ensino e pesquisa, segundo suas finalidades. Ficou instituído também por esta Lei que a Macatur iria apoiar, promover e incentivar o acesso à Cultura, bem como contribuir na realização de eventos culturais e ações que visem à conservação do patrimônio cultural do Município, incluindo restaurações ecológicas, preservação de valores paisagísticos, históricos, éticos e estéticos, resguardando a memória da História de Cachoeiras de Macacu.

A Lei n° 1.741 também determina que a Fundação Macatur atue, em conjunto com a Chefia de Gabinete, no que se refere à Comunicação e ao Cerimonial.

Em 2017 os seguintes equipamentos foram agregados à administração da Fundação Macatur, fazendo parte agora de sua estrutura:

• Casa da Arte Wellington Lyra – CAWELL

• Centro Cultural Casarão de Japuíba

• Anfiteatro de Papucaia

• Escola de Música Villa-Lobos – Polo Avançado Ismar Cândido de Almeida (Marrinha)