Histórico - Cultural - Religioso

Conheça mais da história de Cachoeiras de Macacu!

Centro Cultural Casarão de Japuíba - Sara Nascimento Azeredo

Foi a sede da Fazenda Sant`Anna de Japuíba que abrangia toda a região, ao longo dos anos foi escola, delegacia, cartório, residência, consultório médico e posteriormente comprado pela municipalidade tornando-se Centro Cultural, em 2011.  Tendo em seu porão, o Memorial dos Escravos.
Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 532 - Japuíba, Cachoeiras de Macacu.

Funcionamento: Segunda  a  Sexta, entre 10:00 h às 16:00 h.

Informações: Centro de Informações Turísticas na Rua Plínio Casado, 303, Centro - Cachoeiras de Macacu, na sede da Fundação Macatur.

Capela de Nossa Senhora da Glória

A charmosa Capela de Nossa Senhora da Glória na Ladeira do Imperador em Boca do Mato.

Endereço: Ladeira do Imperador - Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu - RJ

Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade

A Primeira Tenda de Umbanda em 16 de novembro de 1908, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, por intermédio de seu médium Zélio Fernandino de Moraes, deu início a um culto espírita, dando-lhe o nome de Umbanda - uma religião genuinamente brasileira - e ao primeiro templo destinado a sua prática, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, o mais antigo centro de Umbanda, ainda hoje em funcionamento, e que mantém, ao longo de mais de um século de história, os mesmos preceitos de humildade, amor e caridade, passados pela orientação do “Chefe”, como carinhosamente chamamos o Caboclo, que foi auxiliado, em seus trabalhos à frente da casa, pelos espíritos de Pai Antônio e Orixá Malet.

Passados mais de 100 anos desde nossa fundação, acumulamos princípios, histórias, documentos e testemunhos da grande e iluminada missão deixada entre nós pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Assim, utilizaremos este espaço para compartilhar informações de nossas sessões, mas também de nossa história, incluindo inúmeros documentos, fotografias, dentre outros, visando difundir entre todas aqueles que se interessam, um pouco da nossa história, que certamente também interessarão àqueles que desejam conhecer mais sobre a história de nossa querida Umbanda.

Site: https://www.tensp.org

Endereço: Rua José Ribamar Pereira Ramos, 271 - Boca do Mato - Cachoeiras do Macacu – RJ

Ilê Axé Omin

O Ilê, através da Associação Cultural Ilê Axé Omin oferece diversas atividades para a comunidade. Realizamos cursos, oficinas, consultoria, palestras, vivência e muito mais.

A comunidade participa das oficinas de dança, canto, percussão, contação de histórias, workshops de gastronomia, confecção de roupas rituais, fios-de-conta e adereços dos Orixás.
Com os visitantes, fazemos visitas guiadas às cachoeiras, rios e à floresta objetivando relacionar o conhecimento naturalístico do candomblé à importância conferida à natureza na construção do ser humano. Essa conversa é conduzida por membros da comunidade religiosa, especialmente designados para tal fim.

Endereço: Rua Indiana 606 - Sítio Taquari - Boca do Mato - Cachoeiras de MAcacu - RJ RJ

Engenho de Farinha do Cuíca

O Antigo Engenho de Farinha é responsável pela fabricação da tradicional farinha de mandioca, produzida com o aipim colhido diretamente das plantações locais. Hoje, o antigo engenho se tornou um local de visitação por contar um pouco da história do lugar.

Endereço: Centro do Faraó – Cachoeiras de Macacu

Ruínas Igreja Santíssima Trindade

A Igreja da Santíssima Trindade de Papucaia é uma igreja do século XVIII, atualmente em ruínas. Tem sua origem na Capela da Santíssima Trindade fundada no século XVII, na Fazenda de Dona Francisca de Azevedo, viúva do Dr. Joaquim Mariano da Costa.

Em 1737 foi criada a freguesia da Santíssima Trindade, com matriz na igreja homônima. Neste mesmo ano iniciou-se a construção em novo local, próximo do anterior, de uma nova igreja em substituição da antiga capela, que já se encontrava em ruínas. A Igreja da Santíssima Trindade foi inaugurada em 1743. Em 1854, a matriz da freguesia da Santíssima Trindade passou para a Igreja de Santana de Japuíba, levando ao posterior abandono da igreja da Santíssima Trindade. Atualmente só restam as ruínas das paredes laterais; no entanto, as imagens da Santíssima Trindade do seu altar-mor encontram-se atualmente no altar-mor da igreja de Santana de Japuíba.

Recomendável: Guia de Turismo ou Condutor de trilhas.

@fundacaomacatur

Fonte: Inventário Fundação Macatur.

Ruínas da Igreja de São José da Boa Morte

Construída no século XVIII e tombada pelo INEPAC em 1989, a Igreja e suas ruínas são um marco histórico no município. No seu lugar havia uma capela de pau-a-pique, erguida por volta de 1734. Ela foi demolida,  substituída por outra de pedra e cal, e ampliada com tijolos maciços a partir de 1834. Restam ainda os vestígios da  torre lateral da igreja e o antigo cemitério, aos fundos.

Recomendável: Guia de Turismo ou Condutor de trilhas.

@fundacaomacatur

Fonte: http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/ruinas-da-igreja-sao-jose-da-boa-morte